GAMBRINUS SE CONFUNDE COM A HISTÓRIA DA CAPITAL

By | 19:14 Leave a Comment

Ostentando o título de mais antigo restaurante em funcionamento em Porto Alegre, com mais de 120 anos, o Restaurante Gambrinus, localizado no Mercado Público Central, é ponto de encontro tradicional entre os mais variados públicos que passam pela cidade e daqueles que apreciam uma boa culinária, diversão e muita cultura.

Como “carro-chefe”, a casa apresenta o que há de melhor na culinária portuguesa e um variado cardápio de frutos do mar, onde predominam o filé de Côngrio e Linguado ao Molho de Camarão, filé de Salmão com Alcaparras e Champignon e o famoso Bolinho de Bacalhau. Referência para quem adora um happy hour, oferece ainda petiscos variados, carnes e pratos típicos regionais; para os dias mais frios, um suculento Caldo de Mocotó, além de uma variada carta de vinhos nacionais e importados. O Chopp gelado é conhecido como um dos melhores da cidade e o menu semanal é uma das principais tradições mantidas, que raramente é alterado, exceto por uma eventual sazonalidade.

Em um ambiente bastante aconchegante, o Gambrinus conserva a tradição com muita história e originalidade. Mesmo após várias reformas, é possível encontrar pedaços antigos do bar, como tijolos à vista que foram rejuntados com areia do Guaíba, fotos que acompanharam a vida do Mercado Público - da época em que havia apenas um andar, reconstruído após o incêndio de 1939, até os dias de hoje - lembranças, presentes e homenagens de ilustres frequentadores que ajudaram a fazer do restaurante parte integrante da história porto-alegrense.

O Criador e sua Criatura

Até o início dos anos 60, o Gambrinus era apenas um bar que surgiu de uma reivindicação por parte de imigrantes alemães que vieram para Porto Alegre para trabalhar nas indústrias de siderurgia e solicitavam um espaço para a realização de encontros festivos.

Com o passar dos anos, os alemães foram envelhecendo e perdendo o hábito de consumir cerveja. Foi então que entrou para a história Antonio Dias de Melo, o Antoninho, como era conhecido. Português
de Aveiros, Antoninho chegou ao Brasil aos sete anos de idade e em 1964, aos 20 anos, adquiriu o bar dos antigos donos, os irmãos Finato. Como novo proprietário do Gambrinus, que de apenas Bar passou a ser definido por Restaurante Bar Chopp, começou a comercializar novos tipos de bebidas, como a cachaça com Undenberg, e, as batidas e, com o tempo, introduziu os deliciosos pratos já citados.

Pouco tempo depois, nos anos 70, Antonio Dias de Melo tomou frente de uma luta pela qual, mal sabia ele, se tornaria um marco para a história da cidade. O então prefeito Thompson Flores resolveu dar continuidade à Avenida Siqueira Campos e, para isso, teria que demolir o Mercado Público. Foi então que Antoninho conseguiu negociar uma permissão para que fosse pintado com a promessa de que, depois de dois ou três anos, o prédio seria entregue à Prefeitura. Felizmente,a promessa não precisou ser cumprida e a preservação do Mercado se estende até os dias de hoje. 

Nos últimos anos, o “Dono do Gambrinus” havia se afastado da rotina do estabelecimento, mas sempre a par dos acontecimentos e de olhos atentos ao andamento do negócio. Contudo, por uma infelicidade do destino, em dezembro de 2009, aos 65 anos de idade, Antoninho sofreu um acidente e veio a falecer, deixando uma cidade inteira de luto e comovendo ainda mais seus admiradores, amigos e toda a clientela que conhece ou passou a conhecer sua história.

A administração do restaurante continuou sob o comando da família. Atualmente, Marlene Barden e
João Melo - cunhada e sobrinho de Antoninho - estão à frente dos negócios e mantêm tudo exatamente como ele deixou. "É impossível contar a história do Gambrinus sem contar a história do Antoninho, ele foi um exemplo para todos nós", se emociona Marlene. E completa dizendo que o Gambrinus não é apenas um restaurante, mas sim um pedaço da cultura da Capital gaúcha. "Quem
não conhece o Gambrinus não conhece toda a Porto Alegre", encerra ela.


Restaurante Bar Chopp Gambrinus - Desde 1889
Mercado Público, Loja 85 | Centro Histórico | Porto Alegre, RS
Informações e Encomendas: (51) 3226-6914 ou gambrinus@terra.com.br
Website: www.gambrinus.com.br


Sugestão do Chef Jornal Bela Vista | Porto Alegre-RS
Abril e Maio de 2011 
Foto: Jefferson Bernardes / Divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: